O sono dos bebês é uma das preocupações mais frequentes dentre os desafios e as novidades da maternidade.
Quantas horas um recém-nascido dorme por dia?
O recém-nascido tem tempos de sono muito variáveis, que podem variar de cerca de 10 a 18 horas por dia, e esse período de sono é distribuído nas 24 horas do dia. Geralmente, dormem cerca de uma a três horas seguidas e despertam. Recém-nascidos prematuros geralmente dormem mais do que aqueles que nasceram a termo.
Com quantos meses o bebê começa a ter um padrão de sono mais semelhante ao do adulto?
Entre quatro e seis meses, o bebê começa a dormir mais horas durante a noite, e tira sonecas menores de dia.
Por volta de um ano de idade, o bebê já é capaz de dormir a noite toda, mas nem todos irão ter esse comportamento.
Como o bebê deve ser colocado para dormir?
O bebê deve ser colocado para dormir de barriga para cima, sem travesseiro, sem lençol ou cobertor, e o berço não deve ter protetores.
A roupa deve estar de acordo com a temperatura, para que não passe calor ou frio durante a noite.
As posições de lado e de bruços não são recomendadas, por elevarem o risco de morte súbita do lactente.
O bebê deve dormir no seu próprio quarto ou no quarto dos pais?
Até os 6 meses, o bebê deve dormir no quarto dos pais, no berço ou moisés, para poder ser mais bem supervisionado. A partir dos 6 meses, ele já pode ser colocado em seu quarto.
A cama compartilhada é recomendada? É segura?
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a a Academia Americana de Pediatria não recomendam a cama compartilhada. Existem trabalhos científicos que evidenciam aumento do risco de morte súbita em crianças que estavam em cama compartilhada. Os estudos não diferenciam o risco de crianças que foram colocadas em cama compartilhada acidentalmente (mãe muito cansada acaba dormindo na cama com o bebê) daquelas em que a mãe planejou compartilhar a cama, tomando certos cuidados.
Sabemos também que a criança que é colocada na cama com a mãe corre menos riscos do que aquela que está com a mãe extremamente cansada numa poltrona ou sofá, e que acaba dormindo com o bebê no colo.
Se a mãe optar por fazer cama compartilhada, o ideal é tomar certos cuidados:
- Dormir de barriga para cima
- O colchão deve ser firme
- Não usar travesseiros, lençóis ou cobertores
- Colocar grades dos dois lados da cama
- Não ingerir bebida alcoólica nem medicamentos para dormir antes de dormir com o bebê
- O ambiente deve ser livre de fumo
- Se os cabelos da mãe ou do pai forem muito longos, prender com elástico.
- Nunca colocar um bebê para dormir com um adulto que não sabe da presença da criança na cama
- A cama não pode ter vãos
Meu bebê quase não faz sonecas durante o dia, faço ele dormir no colo e quando vou colocar no berço ele acorda. Ele está com problemas de sono?
Na verdade, seu bebê está dormindo, só não está dormindo onde você deseja. O tempo de sono dos bebês no colo também conta como soneca.
Quantas sonecas o bebê costuma fazer durante o dia?
Até os 4-5 meses de idade, as sonecas são muito variáveis, e não há um padrão regular. O bebê pode fazer sonecas de alguns minutos ou de mais de uma hora.
Quando o padrão de sono dos bebês nos períodos diurno e noturno fica mais consistente, por volta dos 5 meses, o bebê costuma fazer de 2 a 3 sonecas por dia, com duração de cerca de uma a duas horas. Após um ano de idade, costuma fazer 2 sonecas, e no decorrer do segundo ano a soneca se reduz a uma só, até o hábito da soneca desaparecer.
Meu bebê não tem dormido bem à noite. Devo mantê-lo acordado durante o dia?
Há uma regra importante no sono dos bebês: sono chama sono. Para o bebê dormir bem, ele precisa fazer as sonecas do dia.
Um bebê que não dorme durante o dia irá chegar extremamente cansado no início da noite, ficará agitado e demorará mais para dormir, e terá um sono de pior qualidade.
Se eu colocar meu bebê para dormir mais tarde ele dormirá mais? Isso ajuda o sono do bebê?
Aqui, entramos na mesma situação anterior. Se colocarmos um bebê muito cansado para dormir, ele estará muito estimulado e terá dificuldade para pegar no sono.
Bebês dormem cedo, geralmente entre 18:00 e 19:00 já demonstram sinais de cansaço. Essa é a chamada janela do sono. Um bebê que é colocado para dormir quando mostra os primeiros sinais de cansaço irá dormir mais rapidamente e terá um sono mais reparador.
E quais são esses sinais de cansaço?
Alguns sinais de cansaço são:
- O bebê perde o interesse pelas brincadeiras
- Olhar mais parado
- Sorri menos
- Puxa as orelhas
- Coça os olhos
- Choraminga
Meu bebê dorme sendo amamentado, e tem acordado de hora em hora, querendo mamar novamente. Ele mama um pouquinho e já dorme de novo. Será que ele está sentindo alguma dor?
Ele provavelmente fez uma associação de sono, e associa o hábito de mamar no seio a pegar no sono.
Se você deseja desfazer essa associação, precisa colocá-lo no berço sonolento, mas ainda acordado, e deixar que durma sem estar mamando.
A associação de sono não é necessariamente ruim, e quando a criança desmama costuma fazer outras associações. Essa situação costuma ser, portanto, passageira.
Meu bebê de um mês só dorme no colo, parece que o berço tem espinho. O que está acontecendo?
Os primeiros meses do recém-nascidos são difíceis para a mamãe e para o bebê. O ambiente uterino era quente, apertado, seguro, e o bebê não precisava mamar, dormir, evacuar, usar roupas.
A mãe andava durante o dia, embalando o pequeno o tempo todo. Ao nascer, são necessárias várias adaptações do organismo, os sistemas neurológico e digestivo estão em desenvolvimento, e o bebê muitas vezes só se sente seguro no colo da mãe. É o período chamado de exterogestação.
Apesar de ser bem cansativa, essa situação não costuma durar muitos meses, e quando o padrão de sono estiver mais estável, ele dormirá em seu bercinho mais tranquilamente.
Durante esse período, o uso do sling pode ser uma boa ideia, pois o bebê estará em contato com a mãe, que consegue caminhar e ter as mãos livres para fazer o que precisar.
O sono do meu bebê não é pesado, ele acorda com qualquer barulho. Isso é normal?
O bebê tem ciclos de sono de cerca de 50 minutos, e isso ocorre pela imaturidade do sistema neurológico. Por essa razão, o bebê parece ter um sono mais agitado e desperta mais facilmente com barulhos.
O que fazer para que meu bebê durma melhor?
Bebês gostam de rotina.
Estabelecer uma rotina de sono diária a partir dos 3-4 meses ajudará num melhor padrão de sono, e em mais horas de sono contínuo.
A rotina pode ser montada com um banho no final do dia, música para dormir ou historinhas.
Além disso, alguns hábitos diários auxiliarão no estabelecimento de um sono mais saudável e reparador:
- Exposição a luz pela manhã
- Diminuição da exposição à luz durante a noite, incluindo telas
- Realizar atividades relaxantes ao anoitecer
- Local calmo, escuro, de temperatura agradável para dormir
- Evitar a estimulação excessiva no período noturno: brinquedos com muitas luzes e sons, visitas, brincadeiras que agitam o bebê, festas
Conclusão
O padrão de sono dos bebês recém-nascidos é muito diferente do padrão das crianças maiores e adultos, com vários períodos de sono e vários breves despertares.
Com o passar dos meses, os períodos de sono vão ficando mais estáveis e consistentes. A melhor maneira para se consolidar um sono saudável é estabelecer uma rotina e adotar bons hábitos de vida, com cuidado e amor.
Dra. Mariana Nogueira de Paula, mãe da Ana Luísa, Helena e do Miguel.
Pediatra, Gastropediatra e Hepatologista Infantil
Santo André e Grande ABC