A primeira consulta pediátrica do recém-nascido

consulta-pediatrica

A primeira consulta pediátrica do recém-nascido deve ser programada antes mesmo do seu nascimento, e deve acontecer entre o 3o e o 7o dia de vida.

Os primeiros dias do bebê são emocionantes e muito intensos, com muitas dúvidas e preocupações. Esse primeiro encontro tem a finalidade de acompanhar a saúde do recém-nascido e de auxiliar as mamães e papais no seu cuidado.

O que devo levar na primeira consulta pediátrica?

Nessa consulta, é importante levar todas as anotações realizadas na maternidade, com os dados antropométricos (peso, estatura, perímetro cefálico), as condições de nascimento, e os testes (pezinho, orelhinha, coraçãozinho) e a carteirinha de vacinação, com as vacinas já realizados. É a partir dessas anotações que o pediatra avaliará o crescimento e desenvolvimento, a presença de anormalidades que necessitam de investigação ou acompanhamento, e a atualização das vacinas.

O que o pediatra avalia na primeira consulta?

  • Aleitamento materno: avaliação da mamada, frequência das mamadas, pega do bebê, introdução de fórmulas artificiais, dificuldades na amamentação.
  • Ganho de peso: avaliação do ganho de peso diário, presença de diurese e evacuações.
  • Tempo de sono: horas seguidas de sono, sonecas do dia, qualidade do sono.
  • Limpeza do coto umbilical, queda do coto umbilical.
  • Programação de vacinas: as primeiras vacinas já podem ter sido dadas na maternidade, ou podem ser agendadas a partir dessa consulta. O pediatra irá orientar o período certo das vacinas, as diferenças entre vacinas da rede pública e particular, os efeitos colaterais, e o que fazer se acontecerem.
  • Prevenção de acidentes: orientação em relação à posição do bebê, berço seguro, uso de cobertores, travesseiros, protetores de berço, cuidados no banho.
  • Avaliação dos vínculos mães/pais e bebê, possíveis dificuldades de adaptação aos papéis parentais, depressão pós-parto, papel do pai no cuidado ao recém-nascido.
  • Segurança: momento ideal do bebê sair de casa, frequentar espaços públicos, riscos de doenças.
  • Riscos e benefícios do uso de chupetas e mamadeiras.
  • Avaliação de antecedentes familiares relevantes para o acompanhamento do bebê (doenças cardíacas, diabetes, câncer, doenças genéticas, pais primos).
  • O pediatra realizará o exame físico detalhado do recém-nascido, com avaliação da cabeça, cavidade oral, pulmões, coração, abdome, pele e do tônus muscular, além de pesar, medir a estatura e aferir o perímetro cefálico.
  • As manobras de Barlow e Ortolani são realizadas para a pesquisa de displasia de quadril.

A primeira consulta pediátrica do recém-nascido é o momento dos pais tirarem suas dúvidas, pedirem orientações e exporem as dificuldades dos primeiros dias de vida do bebê.

Assim, a interação entre o pediatra e a nova família permitirá um crescimento e desenvolvimento ideais para o novo integrante da família.

Ficou dúvida? Agende uma consulta.

 

Dra. Mariana Nogueira de Paula, mãe da Ana Luísa, Helena e do Miguel.

Pediatra, Gastroenterologista e Hepatologista Infantil
Santo André e Grande ABC

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

assimetrias cranianas

Assimetrias cranianas posicionais

A cabeça do bebê parece estar torta ou achatada? Pode ser braquicefalia ou plagiocefalia posicional. O texto a seguir fala sobre essa condição. O que

imunidade em crianças

A imunidade em crianças

As crianças ficam doentes com frequência, e é muito comum os pais se questionarem em algum momento se a imunidade delas está adequada.   O

furo na orelha

Furo na orelha

No Brasil e em outros países da América Latina, o costume de furar a orelha dos bebês é comum. Abaixo, estão as respostas às principais

hepatomegalia

Hepatomegalia em crianças

A hepatomegalia em crianças é rara, mas quando é descoberta causa muita preocupação. Entenda melhor o que ela pode significar no texto abaixo.   O