Hepatomegalia em crianças

hepatomegalia

A hepatomegalia em crianças é rara, mas quando é descoberta causa muita preocupação. Entenda melhor o que ela pode significar no texto abaixo.

 

O que é hepatomegalia?

Hepatomegalia é o aumento do tamanho do fígado.

 

O que causa hepatomegalia?

A hepatomegalia está relacionada a várias condições com acometimento hepático, como:

  • Hepatites
  • Doenças cardíacas
  • Doenças metabólicas
  • Neoplasias
  • Doenças infecciosas multissistêmicas que também acometem o fígado
  • Doenças vasculares obstrutivas

 

Como a hepatomegalia é descoberta?

A hepatomegalia é um sinal clínico que pode ser descoberto ao exame físico, na palpação abdominal, ou através de algum exame de imagem, como ultrassom, tomografia ou ressonância magnética de abdome.

 

Meu filho fez um ultrassom de abdome e foi evidenciada hepatomegalia, isso é grave? Preciso me preocupar?

Se o exame evidenciou, é importante a avaliação de um hepatologista infantil. Se a criança está bem, sem sintomas, não é preciso desespero, mas é importante que seja examinada, e se estiver realmente presente, que a causa seja investigada.

 

Se meu filho tem hepatomegalia, está necessariamente com uma doença no fígado?

A hepatomegalia evidencia o acometimento hepático por alguma condição, mas não necessariamente está relacionada a alguma doença crônica ou grave do fígado. Algumas infecções podem acometer o fígado de maneira aguda e temporária, como por exemplo a dengue e a mononucleose infecciosa. Então, é importante manter a calma e procurar auxílio médico para a elucidação diagnóstica.

 

Qual o tratamento da hepatomegalia?

A hepatomegalia não é uma doença, e sim um sinal, então o tratamento, quando existir, será direcionado à sua causa. Nos casos das infecções virais agudas, o fígado provavelmente voltará ao tamanho normal assim que o período de infecção terminar. Nos casos de doenças específicas, o tratamento vai depender do diagnóstico. Portanto, não há apenas um tratamento para hepatomegalia.

 

Preciso fazer alguma modificação da dieta do meu filho com hepatomegalia?

Não é necessário realizar nenhuma restrição dietética antes do diagnóstico da causa da hepatomegalia ser feito. Em alguns casos, dietas específicas são necessárias, mas em outros, a dieta normal da criança pode ser mantida.

 

Conclusão

A hepatomegalia é um sinal clínico de acometimento do fígado e deve ser investigada. Consulte um hepatologista infantil para o diagnóstico correto e a conduta adequada.

 

Dra. Mariana Nogueira de Paula, mãe da Ana Luísa, Helena e do Miguel.

Pediatra, Gastropediatra e Hepatologista Infantil
Santo André e Grande ABC

COMPARTILHE:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts relacionados

halitose em crianças

Halitose em crianças

A halitose ou mau hálito pode ocorrer com frequência em crianças, e pode ser um motivo da busca pela consulta do gastropediatra. Entenda melhor, a

assimetrias cranianas

Assimetrias cranianas posicionais

A cabeça do bebê parece estar torta ou achatada? Pode ser braquicefalia ou plagiocefalia posicional. O texto a seguir fala sobre essa condição. O que